O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que permite a farmacêuticos prescreverem medicamentos, inclusive aqueles que exigem receita médica. A medida foi divulgada no Diário Oficial e entrará em vigor no próximo mês, mas já enfrenta questionamentos de entidades médicas.
Segundo o CFF, a autorização se restringe a profissionais com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica, criado neste ano para aqueles que realizam cursos de qualificação em áreas específicas. Além da prescrição, a norma também permite que os farmacêuticos renovem receitas médicas e solicitem exames para avaliar a efetividade dos tratamentos.
No entanto, associações médicas criticam a medida, alegando que a legislação não prevê a prescrição de medicamentos como uma atribuição dos farmacêuticos. Especialistas afirmam que a nova resolução pode ser derrubada antes mesmo de entrar em vigor, assim como ocorreu com uma norma semelhante publicada no ano passado.
A discussão reacende o debate sobre os limites da atuação dos farmacêuticos e os impactos da medida no sistema de saúde.
Fonte: G1
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.